terça-feira, 25 de outubro de 2011

Nico Gaiteiro - Antônio Pedro da Silva - Sítio Novo Imaruí - S.C


                                                             Vô Nico GAITEIRO
Antônio Pedro da Silva (Nico Gaiteiro) nasceu em Imaruí S/C no dia 12 de setembro de 1918 - Faleceu em Tubarão S/C no dia 04 de fevereiro de 1992. Nico Gaiteiro começou a tocar seu instrumento (que ganhou de seu pai) ainda criança, apesar de ser um acordeon pequeno ele descobriu ali um número infinito de possibilidades sonoras. Como músico autodidata, tinha uma técnica espantosa e um domínio notável do acordeon. Com tanto talento, logo ficou conhecido e requisitado para shows e bailes na região. No Sítio Novo, gostava de se apresentar no palco do mercado/loja Oscar Valentim e em bailes/shows nas cidades vizinhas. No início, seu meio de transporte era uma aranha (carroça), levando os instrumentos e dois músicos para acompanhá-lo nos palcos e nas suas andanças entre uma cidade e outra. Minha avó Maria conta que algumas viagens duravam dias. Seu repertório variava entre choros, boleros e sertanejos da época, mas o estilo que ele mais gostava de tocar era choro. Neste estilo, ele encontrou a possibilidade de evoluir como instrumentista. Em 1946 casou-se com Maria Silveira da Silva (minha amada Avó), que foi o grande amor da sua vida. Em 1961 a família trocou o Sítio Novo (Imaruí) por Capivarí/SC, que na época ainda era um bairro de Tubarão. Ficaram por lá alguns anos, logo indo para o bairro Fábio Silva. Além de músico, Nico Gaiteiro foi um grande defensor da natureza e tinha uma relação intensa com o rio-mar (ecologia)... Ele nem conhecia a palavra ecologia...mas praticava intuitivamente.. Conhecia os segredos do mar e da pesca... era um grande pescador. Sinto muita falta desse mestre incrível que foi meu avô. Tive a sorte de passar a minha infância, adolescência e juventude em contato permanente com ele. Sempre calmo e generoso....me ensinou a amar a música, a natureza, enfim, no dia 04 de fevereiro de 1992, eu Adriano Dozol perdi o meu maior amigo aqui na terra..


  



 Saudades do meu avô Nico


Nico Gaiteiro - In Memorian 
              
              1918 - 1992








ExercÍcio de teclado para maior agilidade - Exercício 1 Hanon com áudio


Comece esse exercício com o ritmo do teclado em 60 bpm, repita várias vezes até conseguir tocar duas vezes sem errar; logo após aumente para 65 bpm; a seguir aumente para 70 bpm e assim sucessivamente. Sempre acrescentando cinco ou três ao andamento até chegar à 108 bpm.
 

Escala diatônica de Dó Maior - Extensão de duas oitavas - Exercício para Teclado com áudio


Pratique com a mão direta.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Imagine - John Lennon - Partitura para Teclado


                    Esta música é um pedido da nossa colega e tecladista Silvana.
                        Observe que nesta música as cifras estão acima da pauta.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Exercício de teclado para maior agilidade - Exercício 2 Hanon


Comece esse exercício com o ritmo do teclado em 60 bpm, repita várias vezes até conseguir tocar duas vezes sem errar; logo após aumente para 65 bpm; a seguir aumente para 70 bpm e assim sucessivamente. Sempre acrescentando cinco ou três ao andamento até chegar à 108 bpm.
Não tenha pressa, resolva cada etapa com calma, paciência e determinação. 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Noite Feliz - Música de Natal - Partitura para Teclado



Você sempre teve o sonho de aprender a tocar teclado? Ou já toca e quer aperfeiçoar ainda mais seu conhecimento?

Quero te convidar a fazer um teste com o Método Prático Teclado Popular, um dos únicos cursos no brasil focado no estudo de teclado com acompanhamento automático.

Você pode testar o curso por 7 dias. Durante esse prazo, caso não queria continuar, devolvemos todo o seu valor investido conforme está previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.

Além de ter acesso à metodologia completa, você conta com o nosso suporte via whatsapp de segunda à sexta-feira.

Você pode conhecer o método ou se inscrever e ter acesso imediato clicando no link abaixo:

domingo, 2 de outubro de 2011

Inversões de Acordes - Teclado/Piano - Dicas do Maestro Mário Mendonça



Postei essa dica em homenagem ao grande educador musical maestro Mário Mendonça. Ele foi um dos professores mais importantes para minha formação. 
Foi maestro, arranjador, professor, compositor e autor de várias obras didáticas, Mário Mendonça deixou sua marca na música.
Saudades do professor  (Seu Mário -  In Memorian)