sexta-feira, 27 de maio de 2011

Acompanhamento Automático - Divisão do Teclado (split point)


Split point (ponto de divisão) é um recurso muito importante para você aumentar ou diminuir o campo do acompanhamento (mão esquerda) ou da melodia (mão direita).
Como efetuar esta divisão? Muito fácil! Aperte e mantenha o botão split point pressionado e toque uma tecla na  região do teclado que você deseje estabelecer esse limite entre mão esquerda e mão direita.
No caso do teclado não ter o recurso ponto de divisão (split point) e ocorrer a sobreposição  do acompanhamento com as notas da melodia, uma boa alternativa é tocar uma oitava acima as notas da mão direita (melodia).


sexta-feira, 13 de maio de 2011

Oh! Suzana (Partitura para Teclado com Áudio)


Esta música foi gravada exatamente como está escrito na pauta (partitura facilitada).

sábado, 7 de maio de 2011

Mamãe, Mamãe - Homenagem às Mães (Partitura para Teclado)





































                                                              Obrigado Deus!
                                           Obrigado pela mãe que o Senhor me deu.
                                                                   Te amo mãe!!

domingo, 1 de maio de 2011

Andamento




O andamento determina o grau de velocidade ou movimento com que se interpreta qualquer trecho musical,  que geralmente é indicado por palavras de origem italiana:

Andante (moderato), Allegro (animado)...

Metrônomo



Instrumento (relógio) que marca o andamento da música. Foi inventado por Dietrich Nikolaus Winkel, um relojoeiro de Amsterdã, em 1812. O metrônomo mecânico consiste num pêndulo oscilante, essas oscilações (batidas) são reguladas pela distância de um peso na haste do pêndulo, possibilitando tornar mais lentas ou mais rápidas as batidas, sendo que cada oscilação corresponde à um tempo. Hoje em dia, temos como opção mais prática e de menor custo, o metrônomo eletrônico.
A maioria dos teclados têm metrônomo eletrônico, sendo que o ritmo (style) do instrumento substitui o mesmo.
A indicação do metrônomo se refere à quantidade de batidas por minuto (bpm), cada batida corresponde à um tempo (semínima). O tempo da música é indicado relacionando a velocidade com a figura da nota (tantas semínimas por minuto).

Exemplo: